quarta-feira, 28 de outubro de 2020

Antologia polaco-portuguesa "Azulejo chabrem ubrane - Azulejo vestido com centáureas", coordenada por Katarina Lavmel

 

E eis que tenho dois poemas escritos em polaco e tenho, também, a grande oportunidade de ler a poesia polaca, de grandes poetas contemporâneos, escrita em português.

É isso que nos traz esta belíssima antologia polaco-portuguesa, dirigida e coordenada por Katarina Lavmel, que se dá pelo título “Azulejo vestido com centáureas”, em português e “Azulejo chabrem ubrane”, em polaco. Grato pela sua feliz ideia, de me ter convidado a nela participar.

Depois também pude escrever algo sobre a poesia inserida nesta excelente obra, de criação polaca, também a convite da Katarina.

Gostei muito de interagir com este esplêndido trabalho e resta-me agradecer todo este sentir à Katarina, que levou este trabalho a partir de um imaginado projecto até à plenitude da sua conclusão. E assim surge a oportunidade de em Portugal podermos conhecer algo do que se escreve, em poesia, na Polónia e ao povo polaco a possibilidade de conhecer alguns poetas portugueses, da actualidade, e a sua poética.

Resta-me recomendar-vos que tentem adquirir esta obra e assim poderão verificar que aquilo que ora vos transmito, é a mais pura das verdades.

Saudações poéticas.

 

António MR Martins




segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Vem aí o meu novo livro "Colisão", edições Emporium Editora.


Com palavras de José Luís Peixoto, na contracapa, João Rasteiro, no prefácio, Luís Filipe Sarmento, no posfácio, e Alice Vieira, Hirondina Joshua, Fernando Sales Lopes, Olinda Beja, Vera Borges, Célia Cristina Freire, Dalila Moura Baião e Manoel Virgílio, no final da obra, será lançado no próximo dia 8 de Novembro (domingo), em Ansião, o livro “Colisão”, de António MR Martins, com a chancela Emporium Editora, no Centro Cultural, pelas 15H30. 

A obra e autor serão apresentados pela Dra. Cândida Cancelinha.

Momentos musicais por Bárbara Pina.



Primeira divulgação virtual  de "Colisão", pela Emporium Editora
no Facebook, a 8 de Outubro de 2020.





 

Francisco Conduto de Pina

 


Francisco Conduto de Pina, imagem da net.



sofro nesta solidão

 


sofro nesta solidão

comigo ninguém

ela e eu juntos, sozinhos

somos muitos

no momento presente

oiço vozes nos entulhos do silêncio

que se acumula

 

sofro nesta solidão

comigo ninguém

ela e eu juntos, sozinhos

somos um só

ninguém presente no tempo

no instante que antes parecia morto

vamos pela estrada da esperança

 

 

Francisco Conduto de Pina, in “onde outros somos todos”, página 44, poética edições (poesia do mundo), Setembro de 2020.


"O tempo também arde" entra em 2.ª Edição em Outubro de 2020