sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

"Vida na Internet", de Magda Luna Pais - excerto



"...No Luso-Poemas ganhei amigos, encontrei verdadeiros tesouros literários, ajudei a administrar o site e tento anunciar, sempre que posso, eventos literários. Foi também por frequentar o Luso-Poemas que comecei a escrever o que era, para mim, impensável.


Apesar de ser um site de escrita, o Luso-Poemas é também um site onde se pode conviver com outros utilizadores. Para isso existe uma janelinha, onde, à semelhança do MSN e do antigo MIRC ou ICQ, as conversas são em tempo real e que só podem ser visualizadas e usadas por utilizadores registados. Chamamos-lhe o chat.


Na época em que me registei, quase todos se conheciam. O chat era usado para conversar sobre tudo e mais alguma coisa. A maioria dos utilizadores, sempre que entrava, chegava à janelinha do chat e cumprimentava os demais. Hoje, quase sempre que entro no Luso-Poemas e olho para a janelinha do chat vejo utilizadores a pedir comentários aos textos que acabaram de colocar, e, por isso, também, a mendigar leituras. Perdeu-se, com isso, parte do convívio salutar que havia entre utilizadores. Dantes era inconcebível, quando entrava para o site, de manhã, estar ainda no chat a mensagem de boa tarde que tinha deixado no início da tarde do dia anterior..."

Magda Luna Pais

Excerto do texto (ensaio) "Eu e o Luso-Poemas", in obra "Vida na Internet", da autora acima referenciada, edições Temas Originais, Dezembro de 2009

2 comentários:

Pedra Filosofal disse...

Estragam-me com mimos, é o que é...

Obrigado e um beijo

Anónimo disse...

Sem interesse e acrítico.
Revelador este poste.
LRGGomes