terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Nasce


Nasce o rio
Prelúdio de uma sinfonia
Em plena sintonia
Com os acordes da alegria
Sintoma de mais valia
Registo que definiria
Como caminhada da euforia

Nasce o ser
Êxtase do que valeu
Paradigma do que sofreu
Mesmo virado para o céu
Na tónica de não ser eu
Por isso não prevaleceu
Neste insípido breu

Nasce o cio
Raro fruto a apetecer
No enigma de cada ser
Pela força do viver
E na crença do prazer
Como rio a sofrer
Por nunca te poder ter

Nasce o perecer
No culminar da caminhada
Desde logo devorada
À partida iniciada
Apesar de prolongada
Nunca foi programada
Até se entender por finada

Nasce a luz noutro lugar
Nasce o sol em campo morto
Nasce a mágoa a preparar
O nascimento de um mundo torto


António MR Martins

foto in carascudo.wordpress.com (net)

1 comentário:

Elvira Bernardo disse...

Entrei e li agora um lindo poema do teu filho, "Interlúdio do Prazer". Também ele está de parabéns. Mas comento aqui para dizer que acho este lindo, não tão melancólico... Estou a apreciar mais a poesia; talvez seja porque tenho um amigo Poeta... Até hoje, e não falando dos livros lidos no tempo dos bancos da escola, li apenas dois livros de poesia, ambos oferecidos pelos seus autores: um, "Meu Alentejo, minhas memórias", de uma amiga e vizinha que considero e que é bem bonito na sua escrita simples e singela, mas com o coração. O outro que li, oferecido por um Administrador da Empresa aonde trabalho, "Ballets com Lobas" é um livro poético de uma beleza extraordinária, obra de um verdadeiro erudito na Língua Portuguesa. Acho que nestas coisas da poesia ninguém dá a mão a ninguém, cada um tem de trilhar o seu próprio caminho. É preciso ter o dom, e foi o que aconteceu contigo e com o teu filho. Parabéns uma vez mais e beijinho.

Ps: Comentei alguns poemas teus no Facebook mesmo sem ser contemplada; acho que não é preciso; é para quem gosta. Li este mas não comentei; aqui posso escrever mais - mas escrevo um pouco sobre mim - porque sou assim. Não sou poetiza para dizer coisas bonitas acerca de cada um dos poemas, por isso entrarei aqui de vez em quando para ler, pois a minha opinião já tens e serve para todos os teus poemas.