sábado, 21 de dezembro de 2019

António Correia


António Correia




Mudanças



Muda o tempo, conforme as estações:

faz sol ou chove, está calor ou frio;

sobre a noite, sucede sempre o dia…

E, em mim, mudam também as emoções…



A um tempo, me alegro ou entristeço,

com as coisas mais simples e banais…

O meu humor tem variações tais

que não entendo, nem sequer mereço…



Se sou filho do sol, não quero o vento,

nem a chuva ou borrasca; quero a luz,

essa luz que alumia e nos conduz

ao Nirvana que, em nós, é pensamento…



Ser e não ser, ausência de tudo…

Mas, até lá, a via é bem estreita

e em todo o lado o mal é que espreita,

se o nosso anjo bom dorme ou fica mudo…



Se a emoção muda, certamente eu não,

porque vivo da essência do poema,

face e reverso do eterno tema:

o amor por tudo o que há na Criação!



António Correia, in “Minha Raiz”, página 128, edições Proart&Letra, 2010.      

Sem comentários: