quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Dúvida


Será que estou a muitos anos luz
ou a uma centelha de fé?

Olho para dentro de mim
E só encontro dúvidas e sombras
E persistentes perguntas me assolam.

Acaso sou eu de mim
Ou Outro por mim as faz?

Acaso sou eu que Te pergunta
E que Te sussurra o medo,
Quando, procuro a Luz dos olhos?
Ou: algo que em mim vive
Desassossegando a fraca carne
E, me abre brechas, na minha
Perfeita esfera de luz?

Será que tu me escutas
No tempo em que me calo,
Por não ter palavras para chegar a Ti?
Ouvir-Te-ei no silêncio incomensurável
De tantas vozes flutuantes?
Ou: saberei ler nos lábios que escuto
Quando, a sombra é nula, no caminhar do Sol?

Conhecer-Te-ei quando, o silêncio
For a fonte permanente da fala
E, a Luz, a forma exaltada do espanto,
Ao ver em mim a forma última de Ti?
Será o Teu rosto, rosto de muitos rostos
O qual, o meu se assemelha ao Teu
E, que procuro afincadamente no outro?

Quando eu sair de mim, estando aqui,
Saberei, o infinito da minha voz
Escutando, as vossas vozes de dúvidas.


Joaquim Monteiro

Sem comentários: