segunda-feira, 31 de julho de 2017

Homenagem ao poeta António MR Martins, pelo grupo Asas de Poesia



A mesa de honra. Teresa Gonçalves, António MR Martins e Cândida Quintas.
 
Tem por hábito, o grupo Asas de Poesia, nas suas sessões mensais de tertúlia poética, que ocorrem regularmente na Biblioteca Municipal Dr. José Vieira de Carvalho, na Cidade da Maia, convidar um poeta contemporâneo para a primeira parte dessa programação, onde é homenageado, dando-se a conhecer o seu percurso e lendo-se alguns poemas de sua autoria, pelos diversos membros do grupo, havendo, sempre, um intercalar musical por entre vários grupos de poemas desse autor. Na segunda parte cabem ser homenageados autores consagrados, já falecidos, abordando-se as suas vidas e obras, com a participação do público presente que lê alguns dos seus trabalhos.

 
Um pormenor da plateia.


Na última sessão, acontecida sábado passado, dia 29 de Julho, coube ser convidado o poeta António MR Martins, sendo o autor consagrado, desta feita, Rosa Lobato Faria, contando-se com a variada intervenção musical do Grupo Popular Tradicional “Sons D’Outrora”. A sessão teve lugar na sala Café-Concerto da Biblioteca Municipal da Maia, tendo o seu início pelas 16 horas, terminando por volta das 18H30 e no final teve lugar um Porto de Honra, havendo sumos e águas para quem quisesse, a acompanhar um fausto lanche, onde a doçaria local teve maior preponderância.

 
A mesa atenta aplaude a intervenção musical, a cargo do
Grupo Popular e Tradicional "Sons D'Outrora".


De António MR Martins foram lidos vinte poemas, sendo eles: “Ficar ou partir”, “Jeito de ser feliz”, “Teu jeito de ser”, “Esse teu poema”, “Árvore em destruição”, “Escasseia-nos a liberdade”, “Soalheiro quotidiano”, “Infinita beleza”, “Respostas perdidas”, “Sufoco dilacerante”, “Dedicatória à saudade”, “Contemplativo fascínio”, “Azul profundo”, “Sem solução”, “O silêncio na voz do poema”, “Encontro de amantes”, “A tua diferença é um poema” e “Dá-me um beijo” e similar quantidade de poemas, foram ditos ou lidos, relativamente à obra de Rosa Lobato Faria, aqui António MR Martins leu o poema, dessa autora, “Beijo a beijo”. O grupo musical “Sons D’Outrora” interpretou oito temas de índole popular, oriundos de diversas regiões do nosso país, cabendo um tema ser dedicado ao autor homenageado e outro ao grupo Asas de Poesia, na pessoa de Teresa Gonçalves.

 
O Grupo Musical "Sons D'Outrora".


Foi uma sessão plena de emoções e de enorme interacção entre todos os presentes, que resultou na passagem de uma belíssima tarde de poesia, com música e animação, que terá sido inesquecível para a plateia que assistiu e/ou participou no evento.

 
António MR Martins, lê o poema de Rosa Lobato Faria, "Beijo a beijo".


Agora a maior parte dos membros do grupo Asas de Poesia vai de férias, voltando a estas lides em Setembro, sendo o próximo convidado contemporâneo o poeta Vítor Costeira.
 
Entre os membros do grupo Asas de Poesia, presentes.
Da esquerda para a direita: Cândida Quintas, António Portela, Teresa Gonçalves,
o poeta António MR Martins, Dulce Morais e Manuela Carneiro.
 

1 comentário:

Teresa Teixeira disse...

Esteve tudo muito bem: como eu esperava, uma tarde muito agradável, boa poesia e excelente oportunidade para rever e abraçar amigos de sempre. Obrigada.