domingo, 18 de outubro de 2009

Lançamento e Apresentação da Antologia "Tu Cá Tu Lá", na Manutenção Militar, em Lisboa (Xabregas)

Ocorreu na tarde de ontem, dia 17 de Outubro, nas instalações da Manutenção Militar, em Xabregas, Lisboa, o lançamento e apresentação da Antologia "Tu Cá Tu Lá". O culminar de um projecto iniciado pelo Francisco Coimbra e pela Dolores Marques, pela criação de um blogue na net, com o mesmo nome, e depois "site", onde os diversos autores foram postando a sua poesia. Depois de serem ultrapassados diversos imbróglios e toldadas múltiplas opiniões (o que não foi nada fácil, conforme fui tendo conhecimento pela mãe do projecto), que a Dolores conseguiu levar a bom porto. Eis que surgem no papel, em forma de livro, os escolhidos poemas (cinco por autor) dos autores que ficaram como pioneiros deste projecto, que se espera não finde, aqui. A editora Temas Originais concretizou a edição em livro e finalmente se regista o nascimento do filho deste núcleo de poetas e amigos, que alimentarem este desiderato, é um facto para rejubilar. Terá, no entanto, de ser reconhecido o labor e dedicação da Dolores Marques (grande empenho) e da Ana Coelho e AnaMar, sem isso talvez não estivesse concluída esta inolvidável obra, que todos nós (autores) jamais esqueceremos.
Os quinze autores da Antologia são (por ordem alfabética): Ana Coelho, AnaMar, António MR Martins, Carlos Filipe Conchinha, Conceição Bernardino, Dolores Marques, Gonçalo Lobo Pinheiro, J. C. Patrão, José António Antunes, José Luís Lopes, Liliana Maciel, Luís Ferreira, Lurdes Dias (Cleo), Miriam Costa e São Gonçalves.

Da obra há ainda a salientar o texto de contracapa da autoria de Francisco Coimbra e a Nota Introdutória, de que é autor José Luís Lopes.

Em seguida uma breve apresentação fotográfica de alguns pormenores do desenrolar do evento.

Eu, aproveito para apresentar o meu sincero agradecimento aos mentores, colegas, colaboradores e a todos que proporcionaram ter sido possível levar a cabo a execução e edição deste livro.


Apresentação do espaço onde teve lugar o evento, pela Drª. Lurdes Nunes


Aspecto do calor humano onde ocorreu a apresentação da obra (na antiga "Padaria Velha").



A mesa de honra. Da esquerda para a direita José Luís Lopes, Dolores Marques, Drª. Carmo Miranda Machado (que apresentou a obra) e Paulo Afonso Ramos (pela Temas Originais). Em pé está a Drª. Lurdes Nunes, que fez uma referência final sobre a sua apresentação do espaço.



Alguns autores, da esquerda para a direita: São Gonçalves, Ana Coelho, AnaMar, Carlos Filipe Conchinha, Luís Ferreira, Lurdes Dias (Cleo), António MR Martins e Gonçalo Lobo Pinheiro.




António MR Martins e Gonçalo Lobo Pinheiro (pai e filho).


Um dos belos painéis de azulejos da sala, que nos dão conta da obtenção do pão, desde o semear dos cereais, do seu tratamento agrícola (nas diversas fases) e da produção da farinha até chegarmos ao produto final, o pão.


A Drª. Carmo Miranda Machado faz a apresentação do livro.


Pedro Branco (poeta, músico e cantor), deliciou-nos com belas baladas, engrandecendo, sobremaneira, o evento.


A leitura de excertos de poemas dos autores (trabalho elaborado por Ana Coelho). Aqui são as suas filhas a fazê-lo.


António MR Martins e AnaMar (Gonçalo Lobo Pinheiro, observa...).



Carlos Filipe Conchinha e AnaMar.



O encerramento, com a actuação de dois músicos oriundos de Castro D'Aire, localidade onde a mentora do projecto, Dolores Marques, nasceu.
fotos de Luísa Simões Martins

8 comentários:

Luisa Martins disse...

Uma magnífica tarde. Enriquecedora do princípio ao fim.
Parabéns á organização, a todos os poetas e á Temas Originais pelo lançamento de mais uma riquissima obra.

LUISA MARTINS

impulsos disse...

António
Maravilhosa tarde que foi esta, não?!
Quem lá esteve sabe bem o sabor que teve a festa da partilha e os olhares brilharam nos sorrisos da alegria estampada nos rostos da amizade.

Muito obrigado por este registo importante!

Mas do final da festa, não reza a tua crónica... para mim, o remate perfeito!

Beijo

Um Poema disse...

....

Uma tarde que valeu a pena (apesar de eu não ter conseguido completar a primeira leitura do livro rsrs).
Desejo o maior sucesso a todos autores.

Um abraço

Mª Dolores Marques disse...

Adorei a reportagem Anónio. Não esquecerei nunca o que nos uniu (a poesia) que fortaleceu os laços de uma amizade que poderá ser o coçeço de muitos outros projectos

Luis Ferreira disse...

Parabens meu amigo pelo artigo/noticia do evento.

Uma grande tarde, um grande evento, um excelento livro, 15 grandes amigos.

Obrigado por tudo, para mim uma honra poder partilhar este projecto contigo.

Um abraço
Luis

Cristina disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cristina disse...

Parabéns por este evento que foi num local muito conhecido pelo militar aqui de casa. Só posso desejar tudo de bom para o livro. Como não foi possível estarmos presentes, deixo aqui um grande abraço para todos.
Beijocas aos primos

Ana Coelho disse...

Uma bela reportagem, mas as palavras são poucas para descrever as emoções deste máginico momento que ficará para sempre na memória.
Venham mais como este.

A si António e à Luisa um obrigada especial

Beijos