terça-feira, 1 de março de 2016

Lita Lisboa






Evolução geológica

Nada tenho contra as crenças,
Ou qualquer religião,
mas o Sol olhou p’ra mim
e pôs-me esta equação:

- O que será que farias
se eu deixasse de existir?

- Decerto não havia vida,
terei de admitir…
despida de preconceitos,
respondi-lhe a sorrir:

- Se vim dum Australopithecus
e um dia hei-de ser pó
qual a indecifrável disputa,
entre a Biblia e a Ciência,
que fazem parte de nós?...

Big Bang em explosão cósmica,
prótons, electrons, nêutrons…
São barrigas parideiras
de gases e poeiras
que em uniões frutuosas,
dão origem às nebulosas,
que pariram as estrelas
até que nasceu o sol?...

Mas se Deus criou o céu,
fez as flores e a Terra,
separou luzes, das trevas,
criou o Sol, as estrelas
os animais e o homem…

Qual o meu papel na Terra?
Sou filha dum asteróide,
ou nasci dum Deus Maior?

Lita Lisboa, in “ Nuances Poéticas”, páginas 78 e 79, edições Chiado Editora, Janeiro, 2016.   

Sem comentários: