terça-feira, 23 de março de 2010

O que é ser poeta (2)

Ser poeta…

É ser maltratado,
constantemente ameaçado,
às feras arremessado,
do avesso virado,
muitas vezes detestado,
mas também idolatrado.

É ser violentado,
dos valores usurpado,
nas metas ultrapassado,
do convívio desviado,
muitas vezes ignorado,
mas também acariciado.

É ser amiúde reprovado,
por vezes silenciado,
outras não escutado,
por instantes amaldiçoado,
muitas vezes aparvalhado,
mas também muito estimado.

É não poder subir a montanha,
ter tristeza tamanha,
não saber fugir da manha,
abraçar a amizade,
em contornos de felicidade
e não esquecer a verdade.

É fantasiar a contenda,
mesmo que o leitor não entenda,
esperar a inspiração,
procurar a solução,
buscar a imensidão
e jamais ter emenda.

E continuar a escrever versos!...

António MR Martins
2010.03.23
foto in http://clubedeautores.ning.com (página de Jessica da Silva Paulino), na net

7 comentários:

Anónimo disse...

Nada disso é ser poeta! NADA!

Anónimo disse...

Não deixa de ser curioso ler este poema e vir imediatamente ler o comentário..."ser poeta é ser maltratado..." caro anónimo você com o seu breve comentário dá razão ao António.Todos podemos discordar mas, sob o anonimato é cobarde e com o radicalismo do NADA....Basta passarmos pelas livrarias e observarmos todas as novidades e não só; poesia? raríssimamente.Como se descreve um poeta? como se sente um poeta? porque é que ser poeta terá que ser diferente? porque não pode um poeta sentir-se assim? desculpe mas é radical.Pois eu que raramente leio poesia, é um facto, fiquei tocada pelo poema ,porque eu não sou POETA, mas acredito nos que são e que são capazes de o descrever de uma forma tão simples.
Abraço António
Rosa MªC.R.S.M.

Anónimo disse...

Cara Senhora ROSA MªC.R.S.M., escrevendo assim , tão abreviado , assalta-me logo a vontade de a tratar por D. Rosa.
D. Rosa , a senhora pelo comentário que fez as simples palavras que escrevi , é em minha opinião , pouco ou nada letrada e conhecedora do mundo da poesia. Há muita poesia publicada , há boa e há aquela versalhada que corre a par com a primeira que faz parte da infraliteraura. O que acabo de ler é versalhada imprópria para fruir , mas se a senhora se contenta com isso,o problema é seu ,desculpe que lhe diga ... A D. Rosa , acha aqueles clichés interessantes , coma . Aquilo é analfabetismo literário , ser poeta deve ser outra coisa , e também eu não o sou. Leio, com critério, não ando atrás de modas , e como achei interessante o nome do blogue vi aqui ter , mas perdi tempo .
Mãos àobra , D. Rosa , a vida não pode ser só de trabalho a dias , procure cultivar-se , não o fazer é uma prova de cobardia , e das grandes!
Passar Bem!
Manuel T. Q. R. G.

António MR Martins disse...

Agradeço as vossas opiniões, é com elas que vou aprendendo.

Obrigado anónimo, depois Manuel.
Obrigado Rosa.

A poesia é muito mais que tudo isto...

Um abraço

Bem hajam.

António MR Martins

Elvira Bernardo. disse...

Alô. Estive a ler de novo este teu poema (já tinha lido no F.B.) e achei curiosos os comentários: concordo com o anónimo que disse que ser poeta "não é nada disso" e concordo com a Rosa Maria quando diz que o dito senhor é radical - acho que o poeta pode descrever-se a ele e ao mundo de muita maneira, e isso só demonstra a versatilidade do Poeta - tu. Também eu considerava a tua poesia um pouco triste, mas já li alguns poemas que me dizem o contrário. Este, aliás, poderei sentir como uma homenagem a todos aqueles poetas mais esquecidos, mais ignorados, mas que fazem da poesia a coroa da sua vida; que teimam em permanecer, e isso é louvável. Um poeta pode escrever de acordo com o que sente no momento, de acordo com as circunstâncias em que escreve, ou descrever, conforme sente, qualquer assunto ou tema. Parabéns grande Poeta. Beijinho e continua a fazer desta a nuance principal da tua vida.

Anónimo disse...

Ti Manel, só para abreviar, provavelmente sofrerá de algum distúrbio patológico ou seja complexo de infrioridade com mulheres a dias.Não o sendo , não me ofenderia com tais propósitos continuo a achá-lo ignorante e apenas lhe apeteceu armar-se em pseudo crítico que hoje em dia é politicamente muito correto.Eu e mais algumas pessoas( os livros do António são publicados...) apreciámos, você não.Como não lhe reconheço qualquer mérito eu gosto e acho -o um poema e você não .Passe bem e ah só um promenor de circunstãncia:é Sra. Dra..

R.M.C.R.da S.M.

Ps tiro-lhe o chapéu por assim sem mais nem menos ter conhecimento do blog...

Anónimo disse...

Não percebi nada do que escreveu, nada , e já viu quantos erros ortográficos e de pontuação deu.. Triste! Instrua-se, é o que lhe desejo , não gosto de me encontrar com analfabetos nem na blogoesfera . Manuel Ramos Gouveia