sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Participação na iniciativa do grupo "Jardim de Poesia", sobre o Dia de S. Valentim, no facebook

 
Capa do Caderno "Festival de Poesias de Amor",
do Jardim de Poesia, no facebook
relativo a uma iniciativa da administração do grupo
referente ao Dia de S- Valentim, 14 de Fevereiro de 2013.

Participei nesta iniciativa com o poema "Salpicos de ti", que ficou em 6º lugar, e fui convidado pela administração do grupo "Jardim de Poesia", para elaborar o prefácio deste caderno de 60 páginas, cujo conteúdo integra todos os poemas participantes. O poema vencedor foi da autoria de Clara Almeida (poema 7).
 
O caderno pode ser consultado, na sua totalidade, no seguinte endereço:
 
De seguida, o poema com que participei:
 
 
12 - Salpicos de ti
 
Sinto o teu cheiro perfume
penetrando o meu semblante
desafio por novo lume
neste caminhar por diante
 
em êxtase que se modela
entre sentidos sonhadores
como quem está à janela
a descobrir os seus amores
 
um sorriso que desemboca
num afago em gentileza
por um beijo em tua boca
é o melhor da natureza
 
saúdo-te a qualquer hora
neste tempo que é o nosso
tudo de ti me enamora
fragrância cheiro colosso
 
a tua tez tão carinhosa
nos olhares por entre sinais
tua simpatia generosa
assim não há outras iguais
 
alto rubor ou cabisbaixo
perante olhar mais sedutor
em ti todo eu me encaixo
meu sentido e grande amor
 
António MR Martins
 
E o prefácio que escrevi:
Prefácio
 
O amor foi, é e será sempre um tema inspirador e interminável na sua abordagem, seja em que contexto for.
Tal, repercutiu-se na iniciativa, ora finda, da administração do grupo “Jardim de Poesia”, com residência no facebook, relativamente ao concurso de poemas de amor alusivos ao Dia de S. Valentim, mais conhecido por dia dos namorados, denominado por “Festival de Poesia de Amor”. 
Foram alguns, ou algumas, que responderam nesse propósito, as tais “flores” deste jardim intenso, aromático e colorido, onde todos os dias interagem inúmeros autores e suas palavras poéticas, numa singular partilha, sem qualquer interesse que não seja esse mesmo: partilhar os seus textos.
Não há dúvidas que, de certo modo, esta aposta acicatou vários membros deste grupo que se predispuseram a concorrer e a dar azo à sua inspiração romântica. Depois, terminado o prazo de envio dos poemas, cada um dos participantes votou em três dos trabalhos inscritos, fazendo-o pela ordem do seu próprio gosto, ou seja do 1º para o 3º lugar, terminando esse período de escolha no dia 10 de Fevereiro. Dos quarenta e poucos poemas tidos como devidamente inscritos pelo exercício de escolha dos seus autores, em relação ao possível vencedor, chegou-se à conclusão que o trabalho vencedor é o da autoria da “flor” Clara Almeida, que ganhou a oportunidade de usufruir de um jantar romântico no restaurante “Mário 100 Espinhas”, patrocinador desta iniciativa.
É sempre difícil que as decisões finais agradem a todos, como é óbvio, até pelo modo como tudo se processa. Só que quem organiza tem de decidir e quem participa, tem-se isso por princípio, é porque concorda com as inerentes regras do jogo.
Neste eclodir de mais um prémio da administração do “Jardim de Poesia”, que se vem mantendo deveras criativa, temos de apresentar as nossas felicitações por mais este passatempo que fez despoletar o interesse de vários dos seus membros, aguardando que outras situações semelhantes possam surgir no futuro.  
Quanto à Clara Almeida, os meus parabéns por este êxito, penso que os mesmos serão generalizados, relativamente a todos os membros do grupo. Julgo, com efeito, que foi feita a devida justiça.
Agradeço o convite que me foi remetido para dirigir algumas palavras sobre este singelo, mas significativo, concurso, com um abraço de admiração e amizade para com a administração deste belo jardim.
 
Viva a poesia!!!
 
António MR Martins
 

Sem comentários: